Estávamos no final dos anos 70, New Jersey assim como a maior parte de todo os Estados Unidos da América era divida entre o final da cena Disco e a decadência do que hoje chamamos de Classic Rock. Nós, os jovens da época procuravam algo mais moderno do que alguns riffs de guitarra e algo que nos tocasse mais do que letras sobre motores V8. Dessa cena de insatisfação musical se destacavam algumas pessoas, entre eles John Francis Bongiovi, hoje conhecido como Jon Bon Jovi. Muitos achavam que ele não passava de outro filho de imigrantes italianos qualquer, porém, Jon foi apaixonado pela música desde cedo graças as influências de sua família e com isso desde seus 13 anos ele passava horas a fio cantando sozinho e sonhando em ser um Rock Star...
Tentou dar inicio a uma banda várias vezes, porém, todas sem sucesso, até que, por fim, em 1982 ele resolve compor a música “Runaway” sozinho, depois com a ajuda de músicos contratados ele a grava no estúdio de seu primo Tony Bongiovi, Logo a música fez um enorme sucesso nas rádios de New Jersey o que fez com que Jon assinasse um contrato com uma gravadora, mas ainda havia o fato de que ele não tinha uma banda fixa, o que o fez procurar David Bryan, um antigo colega de Jon que tocava teclado, e com David vieram Alec John Such (baixo) e Tico Torres (bateria), juntos os 4 criaram o nome Bon Jovi à partir de uma brincadeira com o sobrenome de Jon.
Inicio
Estava criada a banda que fez pequenos shows para se manter e teve vários guitarristas, até que em 1984 Richie Sambora, um guitarrista virtuoso que até o momento já havia tocado em algumas bandas se junta a eles, e ali estava a formação clássica do Bon Jovi apresentando visuais drásticos baseados em roupas rasgadas e desformes e muito laquê de cabelo. No mesmo ano lançavam seu primeiro álbum intitulado “Bon Jovi” que fez razoável sucesso graças a já conhecida faixa “Runaway”, agora regravada. Com o aparente sucesso do álbum, a gravadora no ano seguinte lança seu próximo álbum “7800º Fahrenheit”, que graças à acontecimentos infelizes aos membros da banda teve composições mais fracas e menos sucesso, obtendo apenas certo destaque o primeiro single dele “In and Out of Love”.
Periodo Glam
Com isso o Bon Jovi troca de gravadora e passa o ano seguinte compondo em festas e boates, dali surgindo em 1986, o álbum “Slippery When Wet”, ou seja, “escorregadio quando molhado”, expressão usada por strippers em boates cujos membros freqüentavam. Desse álbum emplacaram enormes sucessos, como “You Give Love a Bad Name”, “Livin’ on a Prayer”, “Wanted Dead or Alive” e “Never Say Goodbye” que conseguiram alçá-los à fama em nível nacional. Dois anos depois é lançado o álbum “New Jersey” que leva o nome da terra natal de seus integrantes, e que trazia os sucessos “Bad Medicine, “Lay Your Hands on Me” e “I’ll be There for You” o que os leva finalmente ao sucesso em status mundial, porém levando-os a uma turnê mais exaustiva do que a anterior que mal havia acabado, o que gera desgaste entre o membros, principalmente entre Jon e Richie, o que leva a banda a parar por uns tempos, e entre seus trabalhos solos surgidos a partir disso, aparece um de seus maiores hits, “Blaze of Glory”, composta por Jon e parte da trilha sonora do filme “Young Guns: Jovens Demais para Morrer”, muitas vezes creditada como da banda toda e presente em algumas de suas futuras coletâneas.
Retorno
Quatro anos depois, no início da década de 90 e os Bon Jovi ressurgem, agora com com o visual Glam já quase completamente extinto e idéias mais maduras, lançando em 1992 o álbum “Keep The Faith” cujas letras tinham mais críticas políticas e menos romantismos e que emplacou as faixas “Keep the Faith” e “Bed of Roses”. Em 1994, após 12 anos de carreira é lançado o álbum “Cross Road”, sua primeira coletânea, e que continha duas músicas inéditas “Always” e “Someday I’ll be Saturday Night” que obtiveram algum sucesso, então no final de 94 o baixista Alec John Such sai da banda devido á problemas com drogas, álcool e a um acidente de moto, assim o quinteto passa a ser um quarteto, pois começam a tocar apenas com um baixista contratado (Hugh MacDonald), pois haviam prometido nunca substituir Alec. Em 1995 foi lançado o álbum “These Days” que continham um tom mais soturno e maduro, mas que obteve menos sucesso que seus antecessores, e então o Bon Jovi faz uma nova pausa.
Anos 2000
Em 2000 o Bon Jovi retorna, agora mais maduro do que antes e lança o álbum “Crush” que estourou em vendas graças a faixa “It’s My Life”, considerada a música mais famosa da banda e que lhes coloca novamente no topo da fama, em 2001 á pedido dos fãs o Bom Jovi lança o álbum “One Wild Night Live” seu primeiro álbum ao vivo e que obteve razoável sucesso. Em 2002 é lançado o álbum “Bounce” que traz como principal sucesso a faixa “Misunderstood” que retorna ao antigo tom romântico do Bon Jovi e os mantém em alta, seguido pela segunda coletânea “This Left Feels Right” com faixas clássicas totalmente modificadas e que não atinge grande grau de divulgação, pois seu interesse era quase que exclusivamente de fãs de longa data do Bon Jovi.
Atualmente
Atualmente o Bon Jovi se encontra em turnê, mostrando ao mundo que mesmo após 29 anos eles continuam na estrada, carregando seis cordas nas costas e embalando todos os milhões de faces que já viram.
Fonte: sejaacereja.com
0 comentários:
Postar um comentário