Template by:
Free Blog Templates

sábado, 26 de fevereiro de 2011

As influências 'tortas' do ex-Nirvana Kurt Cobain, o último herói do rock...



O álbum de estréia do Velvet Underground, lançado em 1967, conta a lenda, teria vendido apenas cerca de 200 cópias. O fracasso comercial, no entanto, teria sido compensado pela influência do disco nas futuras gerações, aí já um fato. Também segundo o imaginário pop, "todas" as "duzentas" pessoas que ouviram o disco montaram uma banda, que influenciou novas bandas.
Um deles, Robert Quine (Richard Hell & Voidoids), não apenas ouviu o disco, como gravou um show inteiro da banda em San Francisco, em 1969, lançado somente em 2002. Até hoje, a estética minimalista, a sofisticação tosca e um certo tom conceitual estão presentes em bandas no mundo inteiro. Velvet Underground é, talvez, depois dos Beatles, a banda mais influente da história do rock, pelo menos no universo alternativo.
A história do rock é repleta dessas pequenas e saborosas histórias, em que grandes artistas se formaram ouvindo "pequenas" maravilhas afastadas dos holofotes da mídia musical. O legal é que, a maioria deles, especialmente os verdadeiramente "grandes", não faz questão de esconder suas influências, ao contrário, trata de mostrá-las ao mundo.
Com isso, ganham todos, desde os artistas, em grande parte obscuros, e os ouvintes, fãs ou não, que terminam tendo acesso a verdadeiras obras-primas que, não fosse isso, seriam ignoradas. Os anos sessenta, de certa forma, foram pródigos nesse aspecto, com Beatles, Rolling Stones e as bandas de blues inglesas, especialmente, abrindo as portas do conhecimento para os maravilhosos originais da música negra americana.
Um dos maiores exemplos dessa singular magia do rock and roll, ao contrário do que poderia parecer aos roqueiros mais ortodoxos, é Kurt Cobain, líder do Nirvana, talvez o último herói do rock. Por trás de suas clássicas, angustiadas e barulhentas canções, saltam influências juvenis que, de certa forma, explicam a explosão da banda. E, quem sabe, também ajudem a entender, um pouco ao menos, os caminhos que levaram até o seu fim prematuro e inexplicável, em 5 de abril de 1994.
As influências assumidas em disco, ou em entrevistas, de Kurt Cobain, se juntadas, dariam uma das mais belas coletâneas de música 'torta' da história do rock. Seu gosto musical, além de algumas obviedades como Led Zeppelin e Black Sabbath, ou dos brasileiros Mutantes - do que muito já se falou - reúne gente como Wipers, Raincoats, Meat Puppets, Half Japanese, Vaselines e Daniel Johnston, entre os mais destacados. Até quando enveredou pelo pop mais fácil, foi buscar ‘Love Buzz’, dos suecos Shocking Blue (de ‘Venus’), hoje tão ou mais 'cult' do que o Abba.
A mais interessante das influências de Cobain foi o grupo americano The Wipers, não por acaso liderada por um sujeito tipo "meio-irmão" desconhecido de Cobain, chamado Greg Sage, autor de canções punk-metal-pop. O disco de estréia do Wipers, lançando em 1980, ‘Is This Real?’, soa até hoje como um ‘Nevermind’ dez anos antes. Também um trio, os Wipers contavam com uma guitarra nervosa e distorcida e vocal estilo Joey Ramone.
Se alguém fez mais a cabeça de Kurt Cobain, certamente foi esta banda de Portland, que gravou diversos discos durante os anos oitenta, sem atingir o sucesso. Além do som, a postura de Sage, totalmente avessa às badalações do mundo pop, provavelmente conquistaram o jovem Cobain. Infelizmente não a tempo de ele apreender com o mestre como lidar com isso.
Outra banda fundamental para a construção da "sonoridade Nirvana" foi a americana The Raincoats, a primeira banda pós-punk formada apenas por meninas, com uma brasileira entre suas integrantes, Ana da Silva. Experimentais, mas extremamente pop, The Raincoats foi uma das primeiras bandas a explorar o minimalismo pós-Velvet Underground, em toda a sua radicalidade.
Com seu primeiro e clássico álbum ‘The Raincoats’, lançado em 1980, o quarteto conquistou o altar das grandes bandas ‘cult’ da história do rock, mas não atingiu sucesso comercial. Depois de gravar mais três álbuns, a banda acabou em 1984, deixando o legado de quatro disco, sendo que alguns foram parar na discoteca do adolescente Cobain. Uma influência tão profunda que levou o líder do Nirvana a ressuscitar a banda em 1994 para abrir as turnês do já famoso Nirvana pela Inglaterra.
Outra banda totalmente 'torta', definida por muitos como a mais 'amadora' das bandas a gravar depois das Shaggs (uma banda de meninas, dos anos sessenta, cultuada por gente como Frank Zappa e Marcelo Birck), exemplo maior de tosqueira no mundo do rock and roll. Caos e catárse, no melhor estilo rock and roll, estão presentes em diversos discos, como os clássicos ‘Loud’, ‘Sing no Evil’ e na coletânea ‘Greatest Hits’, lançada nos anos noventa.
Formada pelos irmãos Jad e David Fair, também no início dos anos oitenta, Half Japanese construiu uma obra de dezenas de discos, todos eles com a marca da distorção, do barulho, da ausência de melodias e da provocação absoluta. A banda também foi convidada por Kurt Cobain para abrir a turnê do álbum ‘In Uterno’ pela Costa Leste americana. Ainda na ativa, Jad Fair também gravou com o Teenage Fanclub, nos anos noventa.
A (quase) contemporânea The Vaselines também fez parte da formação do líder no Nirvana, que foi 'descobrir' a dupla Eugene Kelly e Frances McKee (mais Charles Knee e James Seenan) na Escócia. The Vaselines surgiu em 1987 com o single ‘Son of a Gun’, uma das canções mais brilhantes do rock moderno, seguido de ‘Dying For It’, lançado um ano depois, e pouco antes do fim do grupo.
Com pouco mais de dois anos de vida, The Vaselines acabou em 1989, na mesma semana em que era lançado o seu único disco, batizado de ‘Dum Dum’, pela Rough Trade. Deles, o Nirvana gravou ‘Molly's Lips’ e ‘Son of a Gun’ (presentes na coletânea ‘Incesticide’ e ‘Jesus Doesn't Want Me for a Sunbeam’ (no MTV Unplugged). Assim como fez com as Raincoats e com o Half Japanese, Cobain também convidou os Vaselines para abrir seus shows.
Meat Puppets talvez tenha sido a banda mais "normal" entre as influências de Kurt Cobain, embora também seja uma das representantes mais importantes do noise dos anos oitenta. Donos de um som psycho-hardcore do tipo Hüsker Dü, os Meat Puppets iam além em seu mix, incorporando influências de rock clássico como Stooges, Grateful Dead e Neil Young. A banda lançou seu primeiro álbum em 1982, e afirmou-se na cena americana com o segundo disco, ‘Meat Puppets II’, em 1984.
Em 1993, após retornar ao universo punk-underground, a banda ressurge para a grande mídia, outra vez por iniciativa de Kurt Cobain, que integra o trio em parte da turnê do álbum ‘In Utero’. Meat Puppets também acompanha o Nirvana em três covers no MTV Unplugged’, o que transformou seu disco ‘Too High to Die’, lançado em 1994, em seu maior sucesso comercial. Ironicamente, o disco foi lançado pouco antes da morte de Kurt Cobain.
Apesar de já 'adotado' pelo underground americano, foi também Kurt Cobain quem, no início dos anos noventa, deu notoriedade a Daniel Johnston, o novo herói ‘cult’ do rock moderno. Em uma aparição pública, o líder no Nirvana deixou-se fotografar vestindo uma camiseta com desenhos de Johnston (foto da capa da agência) - além de compositor, Johnston também desenha. Naquele momento, além do Yo La Tengo, Pastels e Cobain, grupos como Sonic Youth, Butthole Surfers e Half Japanese (leia-se Jad Fair) já pagavam tributo ao compositor.
Natural de Austin, Texas (EUA), com uma voz quase infantil, Daniel Johnston é um mito arredio, submerso em seu universo particular. Apaixonado por Beatles e desenho animado (é o compositor preferido de Matt Groening, o criador dos Simpsons), ele produziu grandes discos e belíssimas canções, em meio a internações em clínicas psiquiátricas e remédios pesados. Desde seus primeiros e geniais álbuns, em fita casssete – ‘Songs of Pain’ e ‘More Songs of Pain’, em 1980, ele lançou mais de vinte álbuns.

Discoteca básica a Kurt Cobain:
Shocking Blue - Shocking Blue
Led Zeppelin - Led Zeppelin II
Black Sabbath - Paranoid
Mutantes - Mutantes II
The Wipers – Is This Real?
The Raincoats – The Raincoats
Half Japanese - Sing No Evil
The Vaselines – The Way of the Vaselines: A Complete History
Meat Puppets - Meat Puppets II
Daniel Johnston – The Early Recordings Vol 1.
Daniel Johnston - Discovered Covered (originais e covers)

fonte: radiowebmrmagoo.com

0 comentários:

Postar um comentário