quinta-feira, 28 de julho de 2011
In Flames: Sounds of a Playground Fading
Com "Sounds of a Playground Fading" os suecos chegam ao décimo álbum de uma carreira com altos e baixos, mudanças no estilo, mas sem interrupções. A formação atual conta com mais uma baixa: a saída do guitarrista Jesper Strömblad, no início do ano passado. Mas os fãs não têm com o quê se preocupar.
Não que Jesper não faça diferença alguma para o In Flames, mas Anders Friden (voz), Björn Gelotte (guitarra), Peter Iwers (baixo) e Daniel Svensson (bateria) se viraram muito bem com a ajuda do guitarrista Niclas Engelin - que já tocou com a banda anteriormente.
O entrosamento dos integrantes, a maturidade trazida pelos anos de experiência e talvez o fato de "Sounds of a Playground Fading" ter sido inteiramente escrito por Björn Gelotte resultaram num grande álbum - potencialmente um dos melhores do In Flames, ainda que os fãs mais antigos possam não concordar.
O repertório abre com a faixa título, um dos destaques do lançamento, pesada, com belos ‘riffs’ e guitarras que se dobram aqui e ali, no melhor estilo Heavy Hetal - tudo com a cara do In Flames. "The Puzzle" e "Darker Times" soam agressivas, pesadas e contundentes, devendo funcionar muito bem ao vivo. Outro destaque é "Ropes". E há ainda momentos mais calmos como "Liberation", uma canção melódica e de fácil assimilação, beirando o comercial, e a melancólica e quase acústica "The Attic".
Anders Fridén pode não ser o melhor dos vocalistas, mas sabe - e soube especialmente neste disco - usar suas habilidades. Sua voz rasgada dá às canções um toque de desespero especial, tornando-as mais emotivas e menos duras - se compararmos aos vocais guturais do death metal.
De certa forma, "Sounds Of A Playground Fading" lembra o aclamado "Reroute to Remain". Mas ao mesmo tempo traz todos os elementos que a banda adicionou ao longo dos mais de vinte anos de estrada.
01. Sounds Of A Playground Fading
02. Deliver Us
03. All For Me
04. The Puzzle
05. Fear Is The Weakness
06. Where The Dead Ships Dwell
07. The Attic
08. Darker Times
09. Ropes
10. Enter Tragedy
11. Jesters Door
12. A New Dawn
13. Liberation
Fonte: território da musica
Marcadores:
ROCK EM GERAL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário