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segunda-feira, 25 de abril de 2011

Se torne um vocalista de Rock'n Roll




Partindo do pressuposto de que cantar rock é uma atividade extremamente  desgastante para todo o organismo, o condicionamento físico é uma condição sine qua non para o(a)rock singer. E com o termo condicionamento físico queremos mesmo dizer que deve o(a) cantor(a) exercitar constantemente todo o seu corpo, de modo a deixá-lo em condições de suportar toda a carga energética exigida no/pelo canto rocker. E quando dizemos o corpo todo, é o corpo todo mesmo: da ponta dos pés à cabeça!
Para melhor ilustrar essa especificidade do canto rocker, evocaremos aqui o modelo militar de treinamento: o fato é que os militares treinam praticamente o dia inteiro para sempre que for preciso, estarem preparados. E o mesmo ocorre com o(a) cantor (a) de rock: ele(a) precisa estar preparado em tempo integral para a “guerra”, por assim dizer. Com efeito, quem de nós já não se deparou com alguma situação (festas dos mais variados tipos, rodas de violão, barzinhos com música ao vivo, shows de bandas de amigos, etc.), onde geralmente somos solicitados à dar aquela “palhinha”? Ou então aquelas situações corriqueiras de uma banda de rock (jornada intensa de ensaios na maioria das vezes realizados em instalações inadequadas, competição sonora constante, longas viagens em condições no mínimo questionáveis para a realização de shows, exposição a diferentes climas, shows sem a monitoração adequada, etc.), onde precisamos ter uma verdadeira saúde de ferro para que as coisas aconteçam?
A preparação física do(a) cantor(a) de rock inclui sessões diárias de alongamentos e de práticas corporais que visem a tonificação da musculatura como um todo. E aqui é importante registrar que segundo a literatura clássica de técnica vocal, além de um programa regular de exercícios físicos aeróbicos e de repouso adequado (o que inclui a questão da qualidade do sono), a natação e o caminhar são as práticas corporais mais indicados para o(a) cantor(a), de modo geral; e que, não obstante, se deve evitar o tênis, o basquete, o vôlei, o levantamento de peso, o boxe e a musculação, pois causam muita tensão muscular na região do pescoço, costas, ombros e tórax. Tal afirmação resulta diretamente da máxima em fonoaudiologia de que “(…) um indivíduo tenso está muito próximo dos problemas da voz e da fala. As tensões musculares são responsáveis por dificuldades respiratórias, articulatórias e demais envolvimentos da produção da voz e da fala”(Quinteiro, 1989).

É fato. Contudo, inúmeras pesquisas apontam para o fato de que não importa o tipo de exercício físico que se faça, bastando manter uma prática diária e qualitativamente satisfatória de exercícios de alongamentos/relaxamentos (o que inclui o monitoramento constante das tensões musculares próprias do dia-a-dia) para que as tensões subjacentes se dissipem.
Nesse sentido, não é de surpreender que a história do rock esteja repleta de exemplos de expressivos lead vocals que são ou foram praticantes de exercícios contra-indicados pela literatura clássica de técnica vocal e que, no entanto, conseguem/conseguiram manter um padrão técnico-vocal satisfatório. Para citar apenas alguns, temos o Bruce Dickinson que pratica esgrima, o Alice Cooper, o Brian Johnson e o Tim Ripper que praticam golfe, o Geddy Lee que pratica tênis, o Eddie Vedder que surfa e joga basketball e a Madonna que faz musculação desde os 20 anos de idade.
Agora, é claro que alguns tipos de exercícios são mais eficazes do que outros para o(a) cantor(a), principalmente aqueles que além de tonificar a musculatura, proporcionem o desenvolvimento da consciência corporal (que é uma condição essencial para o desenvolvimento técnico-vocal). Nesse sentido, são bons exemplos a Yôga, o Tai-Chi-Chuan, o Pilates, a Técnica de Alexander, a Reeducação Postural Global (RPG) e a massoterapia, dentre outras práticas corporais alternativas.

fonte: wordpress.com

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